top of page

Microbiologia do Lixo

Cacti

DO LIXO À VIDA

A MICROBIOLOGIA COMO FERRAMENTA DE PROPAGAÇÃO DOS IDEAIS SUSTENTÁVEIS E DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO ÀS ESCOLAS PÚBLICAS DE XERÉM

A microbiologia se estende a uma área das ciências biológicas, que compreende o estudo de microrganismos e suas relações com o corpo humano, com o meio-ambiente e com a sociedade humana. Para o ensino, o tema leva o aluno ao conhecimento mais amplo a respeito de sua importância à saúde humana e à manutenção de ciclos naturais. Assim sendo, o projeto “Do lixo à vida”, procura de forma interativa e prática ensinar os principais tópicos da microbiologia, associando-os ao cotidiano do aluno, para que o mesmo utilize-os de forma a propagar o conhecimento sustentável à respeito do tema.

 

O projeto foi iniciado na metade do ano de 2017 nas escolas Monteiro Lobato e Ely-Combat (ambas em Xerém, distrito de Duque de Caxias) tendo como base os conceitos principais dos processos microbianos na degradação de resíduos orgânicos na vermicompostagem, sendo trabalhada de forma teórica e prática com os alunos. Nesse ano, com o objetivo de evidenciar a importância da microbiologia às  práticas sustentáveis, todas as atividades foram voltadas a dois objetivos principais: esclarecer a importância dos microrganismos ao corpo humano (associações benéficas e maléficas) e a importância dos microrganismos no processo de degradação de alimentos, pois é possível associar o tema aos processos que ocorrem na vermicompostagem. Com o propósito de apresentar os temas principais do assunto aos alunos assim como os tópicos mais básicos mas importantes ao desenvolvimento do tema, aulas teóricas realizadas e serão ministradas no espaço escolar no horário de aula regular, complementando o trabalho desenvolvido pelo professor que ceder o horário de aula ao projeto.

​

O aluno responsável por esta vertente do projeto Saúde do Lixo, João Gabriel, comenta:

​

"A biotecnologia é uma área da ciência onde se utiliza o conhecimento sobre a vida em prol dela mesma, onde se tem a capacidade de utilizar organismos vivos para otimizar uma tarefa humana. Os microrganismos, por exemplo, desempenham diversas funções que sustentam os ecossistemas terrestres e funções que regulam o corpo humano, entretanto pouco se explica sobre os potenciais maléficos e benéficos dos mesmos na sociedade em geral. E a intenção dessa parte do projeto é utilizar da vermicompostagem, um sistema que combina a ação de minhocas e microrganismos a fim de degradar resíduos orgânicos, para expandir o conhecimento dos alunos no universo microbiológico."

bottom of page