top of page

Reciclagem de óleo de cozinha

Cacti

DESCARTE ADEQUADO DO ÓLEO DE COZINHA  

Na maioria dos casos, o óleo de cozinha utilizado em bares, residências e restaurantes acaba sendo despejado direto no ralo da pia, indo direto para a rede de esgoto. Em outros casos, algumas pessoas preferem colocá-lo em algum recipiente vedado e descartálo com o lixo orgânico comum. Entretanto, todos esses métodos de descarte do óleo de cozinha usados são meios de contaminação do meio ambiente, prejudicando o solo, a água, o ar e a vida de muitos animais.

Prejuízos causado pelo descarte incorreto do óleo de cozinha:

 

Ao ser descartado na pia ou no vaso sanitário, o óleo usado passa pelos canos da rede de esgoto e fica retido em forma de gordura, o que pode atrair pragas que causam doenças, tais como leptospirose e salmonelose. Além disso, esse óleo acumulado causo entupimento das tubulações sendo necessário o uso de produtos químicos poluentes para desentupir essas instalações, o que leva à mais poluição e mais gastos econômicos. O óleo de cozinha presente no esgoto chega aos mananciais aquáticos e se espalha na superfície dos rios e lagos contaminando assim a água e impedindo a entrada de luz, levando a morte de muitas espécies que vivem nesses habitats. Ao entrar em contato com o solo, seja por meio das margens dos mananciais aquáticos ou por meio do descarte feito no lixo comum, o óleo irá contamina-lo, tornando-o impermeável e contribuindo para ocorrência de enchentes e alagamentos em dias de chuva.

Além da água e solo, até a atmosfera acaba sendo afetada com o descarte inadequado do óleo. Ao entrar em processo de decomposição, o óleo libera gás metano que, além do mau cheiro, contribui para o efeito estufa que em alta quantidade aumenta o problema do aquecimento global.

Por isso o Projeto Saúde do lixo utiliza o óleo de cozinha para produzir sabão promovendo oficinas de sabão nas escolas de Xerém.

 

bottom of page