Saúde do Lixo
Universidade Federal do Rio de Janeiro
O Projeto Saúde do Lixo
Uma iniciativa de cientistas ambientalistas do Campus Duque de Caxias "Prof. Geraldo Cidade" da UFRJ, tem como objetivo desenvolver práticas que construam uma consciência de mundo mais sustentável através da extensão universitária em parceria com escolas da rede pública localizadas no distrito de Xerém. Assim, acreditamos que os alunos possam ser multiplicadores de práticas que não só reduzem os impactos da geração de lixo pelo homem, como também contenham em sua essência valores que farão a diferença para um futuro mais próspero.
Posicionamento
A Lei de n° 12.305 sancionada em agosto de 2010, Política Nacional de Resíduos Sólidos, confere aos governos municipais princípios e diretrizes que orientam funções e responsabilidades para posicionamento em relação ao contexto atual da produção de lixo no Brasil. Para isso, a instituição deve torna-se base para fundamentação dos conceitos de ecossistema e sustentabilidade, despertando um pensamento de coletivo nos corações de quem fará parte do que for construído hoje. Além disso, a humanidade tem se preocupado cada vez mais com a qualidade de vida, fato determinante para a atenção especial à conservação do meio ambiente.
A proposta do projeto será fundamentada através da utilização da vermicompostagem e outras técnicas de reciclagem para determinar mudanças de hábitos e atitudes frente a problemática do lixo junto aos alunos. O tema Educação Ambiental, da forma como o projeto pretende abordar, torna-se multidisciplinar através da introdução à conceitos de química, biologia, microbiologia e matemática, e de atividades científicas experimentais de forma lúdica que contribuirão para a construção do conhecimento.