top of page

Reilcagem e Reutilização

Succulents

A EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM CONJUNTO COM CONCEITOS DO ENSINO FORMAL NAS ESCOLAS DE XERÉM

A Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA) compreende estratégias para fundamentar e promover o desenvolvimento de estudos, pesquisas e experimentações, produção e divulgação de material de conceitos acerca de sustentabilidade e ecossistema em todos os níveis do ensino formal. Ferramentas como a Política Nacional dos Resíduos Sólidos e a PNEA, alinhadas à abordagens didáticas mais dinâmicas e lúdicas, podem servir de pilares para a elucidação de temáticas acerca da reciclagem e reutilização em âmbito escolar com maior geração de impacto quando comparado a técnicas convencionais de educação ambiental (EA).

 

Assim, o projeto “Reciclagem Aplicada de Forma Lúdica” tem por objetivo levar conceitos de Sustentabilidade e Reciclagem (parte do projeto “Saúde do Lixo”) para os alunos das escolas parceiras de forma interativa, expondo a problemática da geração desenfreada de resíduos sólidos urbanos (RSU) e de como procedimentos simples de reciclagem podem representar importantes atividades para a redução destes resíduos no ecossistema. A vermicompostagem e a reciclagem de óleo de cozinha são ferramentas de ensino-aprendizado que quando aplicadas de maneira prática e lúdica podem não só aproximar os alunos do universo estudado com as disciplinas de química, biologia e matemática já lecionadas em classe, como também sensibilizar para reprodução de tais atividades em âmbito domiciliar.

 

Os parâmetros de controle e manutenção do processo de degradação dos resíduos sólidos orgânicos (RSO) através da técnica de vermicompostagem possibilitam, por exemplo, o estudo de química e matemática através do pH e biologia através do metabolismo digestivo dos agentes degradantes. Em todas as atividades realizadas com as escolas parceiras, conteúdos didáticos do ensino formal serão abordados com o objetivo de fixar o conteúdo ambiental na disposição de ensino que ocorrerá ao longo de todo o ano letivo. A metodologia avaliativa proposta objetiva exercitar a construção do pensamento crítico e o desenvolvimento de opiniões fundamentadas em conceitos de educação ambiental através do jogo elaborado pelo projeto Saúde do Lixo, “Capitão Planeta”. Com ele, os alunos trabalharão em equipe respondendo perguntas sobre a aula teórica apresentada no dia como condição para o avanço no jogo.

bottom of page