top of page
Buscar

Para onde vão as máscaras descartáveis após o uso?

Foto do escritor: Projeto Saúde do LixoProjeto Saúde do Lixo

A procura pelas máscaras nos últimos dias, devido a pandemia do coronavírus, tem sido tão grande que o item já está em falta em muitos estabelecimentos. Vale lembrar que as máscaras são descartáveis e devem ser desprezadas após o uso. Mas, é preciso estar atento para saber como e onde descartá-la.


Como se trata de material infectado, as máscaras usadas não podem e nem devem ser dispensadas no lixo comum. Descartá-las em local adequado é fundamental para evitar o risco de contaminação. As máscaras cirúrgicas usadas pela população como forma de proteção, são classificadas pela Política Nacional de Resíduos Sólidos como material infectante do Grupo A, ou seja, contém microrganismos capazes de originar algum tipo de contaminação por bactérias, vírus entre outros tipos de agentes infectantes. Por esse motivo, precisam ser descartadas seguindo normas técnicas sem causar danos ou riscos à saúde pública, minimizando os impactos ambientais e utilizando procedimentos específicos de engenharia para o confinamento destes.


Em Hong Kong, onde grande parte da população vem fazendo o uso deste item, tem aparecido milhares de máscaras nas praias. Grupos ambientalistas estão alertando que esse lixo, além de ser um perigo para disseminação de germes, representa uma grande ameaça à vida marinha e aos habitats dos animais selvagens, pois eles podem confundí-las com comida. Gary Stokes, fundador do grupo ambientalista Oceans Asia, disse que encontrou inicialmente 70 máscaras em um trecho de 100 metros de praia e após retornar ao local após uma semana encontrou mais 30. Números que são alarmantes.


O indicado é enviar as máscaras às empresas que fazem coleta e gestão de resíduos domiciliar para garantir que o material terá o destino correto.




.

Fontes: noticias.r7 - ecycle


29 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

コメント


bottom of page