top of page
Buscar

2° ODS - Fome zero

Foto do escritor: Projeto Saúde do LixoProjeto Saúde do Lixo

A segunda ODS tem como objetivo acabar com a fome e garantir a entrada de toda a população, em especial os pobres e pessoas em situações precárias, englobando crianças a alimentos constantes, nutritivos e suficientes até 2030.

Afiliados a esta ODS podemos citar o programa de aquisição de alimentos (P.A.A). De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social e combate à fome (MDS) que é responsável pelo P.A.A junto com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), o programa compra e fornece alimentos produzidos pela agricultura familiar com dispensa de licitação e os encaminham para pessoas em circunstância de risco alimentar e àquelas atendidas pela rede socioassistencial pelos equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional pela rede pública e filantrópica de ensino, além disso há o Programa Nacional de fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF) de incentivo à produção rural. Já a pesquisa científica pensando na melhoria da produtividade e menos impactos ambientais tem na empresa brasileira de pesquisa agropecuária uma inspiração. A empresa age ainda nos grupos de gestores estaduais do plano setorial de mitigação e de ajuste às mudanças climáticas para o fortalecimento de uma economia de baixa emissão de carbono na agricultura, analisando formas de produzir menos agressivas e efetuando eventos e ações de transferência de tecnologia em toda a área nacional.

Na cidade de Cascavel-Paraná há um programa de grande destaque socioeconômica sendo uma inspiração para a produção de alimentos saudáveis, geração de renda, melhoria na qualidade de vida, e promoção do desenvolvimento socioambiental.

O Programa denominado a Agricultura Urbana foi gerado para a realização da produção de alimentos em áreas urbanas e periurbanas certificando a capacitação técnica, infraestrutura e gestão. Iniciado em 3 de janeiro de 2017 é um programa de segurança alimentar que foi baseado desde sua concepção em relação ao ODS2. Em 3 de fevereiro de 2017 foi criada a primeira horta tornando-se lei municipal. Em 6 de julho de 2018, o programa concedeu um terreno para criação da horta. A prefeitura juntamente com parceiros fez a elaboração do terreno usando somente adubagem orgânica, concedendo as mudas para o primeiro plantio e realizando treinamento para as pessoas trabalharem no local, onde foi fundada a horta comunitária.








Fonte: https://odsbrasil.gov.br/objetivo/objetivo?n=2

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page