Uma prática com o objetivo de elucidar a química envolvida no processo de degradação controlada da matéria orgânica, a vermicompostagem, foi realizada com alunos de três turmas do 9º ano do colégio E.E Ely Combat, em Xerém. O pH é um importante parâmetro de controle para saber se o processo de degradação está acontecendo de forma ideal, condições muito ácidas não proporcionam um bom ambiente para os agentes degradantes principais, minhocas da espécie Eisenia fetida. O controle do pH pode ser feito em casa por técnicas simples, como por exemplo com extrato de repolho roxo.
A atividade possibilitou a abordagem de conceitos já estudados no ensino de base de forma lúdica e participativa, sempre contextualizando com a técnica de reciclagem de resíduos orgânicos vermicompostagem e em como essas técnicas geram um impacto positivo na sociedade. Essa metodologia têm por princípio que ao integrar as disciplinas cobradas no dia-a-dia dos alunos com técnicas de reciclagem e reutilização, os alunos sejam sempre lembrados pelos professores de fundamentos sustentáveis, tornando o conteúdo parte do cotidiano escolar dos alunos.
A Lei nº 12.305 sancionada em agosto de 2010 também foi apresentada aos alunos. Instituída Política Nacional de Resíduos Sólidos, apresenta-se como importante ferramenta para estruturação de uma cadeia produtiva de reciclagem, desde o incentivo a processadoras e cooperativas até o reconhecimento dos catadores como pilar fundamental deste processo, gerando inclusão de uma classe até então excluída. Ela confere aos governos municipais princípios e diretrizes que orientem funções e responsabilidades para posicionamento frente ao contexto atual da geração de lixo no Brasil, trabalhando um reposicionamento do compromisso entre indivíduo/instituição e meio ambiente. Por essa razão a instituição educacional deve torna-se base para fundamentação dos conceitos de ecossistema e sustentabilidade, para que assim um pensamento de coletivo seja despertado naqueles que farão parte do que for construído hoje.
Yorumlar