top of page
Buscar

Dia mundial do Meio Ambiente

Foto do escritor: Projeto Saúde do LixoProjeto Saúde do Lixo

No dia 5 de junho, é comemorado o dia mundial do Meio Ambiente, e nesse dia diversas instituições organizam eventos para celebrar e alertar da importância do meio ambiente em nossas vidas. Os alunos do projeto Farmácia Viva da UFRJ, coordenado pela Docente Bianca Ortiz foram ao evento realizado na CIEP Cora Coralina, no bairro Cidade dos Meninos, Duque de Caxias. No local estavam presentes a engenheira Erica Sodré, responsável pelo APA do Alto Iguaçu (Área de Proteção Ambiental do Alto Iguaçu) do INEA, os responsáveis pelo Comitê de Bacias da Baía de Guanabara e o presidente da ONG ECOCIDADE José Miguel da Silva.

Primeiro houve uma palestra onde o presidente da ECOCIDADE José Miguel da Silva falou um pouco sobre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), explicando suas orientações e implicações, além de evidenciar como os ODS poderiam e deveriam ser aplicados na comunidade.  O palestrante ressaltou ainda que entre os 17 objetivos, se encontram a implementação de Saúde de Qualidade, a Água Potável e Saneamento, caracterizados como objetivos prementes a serem alcançados no bairro.

Logo após essa primeira palestra, a responsável pelo APA, Erica Sodré abordou um pouco da área que abrange o Alto Iguaçu, que se estende de Nova Iguaçu, passando por Belford Roxo e chegando até o norte de Duque de Caxias, totalizando uma área de 22.109 hectares. Nela estão localizadas grandes obras históricas do Rio de Janeiro, como o Porto do Iguassú, na Velha Iguaçu e a Igreja de Nossa Senhora do Pilar, no bairro do Pilar em Duque de Caxias, que recentemente comemorou 400 anos de história. A palestrante enfatizou que o principal objetivo do INEA é a proteção dessa área de desmatamento e construções impróprias, uma vez que parte disso constitui áreas de terra com nascentes de rios que banham a Baixada Fluminense, além de ser área facilmente alagada. O impacto do trabalho fiscalizador do INEA foi evidenciado pela engenheira por meio de alagamentos de residências construídas nessas áreas.

E para finalizar as atividades da manhã, a professora Bianca Ortiz falou um pouco sobre a Universidade Federal do Rio de Janeiro e como os projetos de extensão intitulados Farmácia Viva e Saúde do Lixo podem ser fundamentais para a conscientização da necessidade de Preservação ambiental para toda a comunidade da Cidade dos Meninos. Novas atividades serão organizadas visando ampliar a capilaridade dos projetos da Universidade nas escolas do Município de Duque de Caxias.

A vice-diretora da escola Cora Coralina agradeceu os presentes e a organização do evento e se colocou a disposição para sediar novos encontros da Universidade e dos Órgãos governamentais a fim de que parcerias possam ser estabelecidas.

O evento terminou com uma visita à APA do Alto Iguaçu onde os presentes fizeram reconhecimento local e identificaram regiões críticas, principalmente próximas à Nascente do rio que necessitam de reflorestamento e preservação.



Escolha um dos 8 incríveis layouts

Seu Wix Blog oferece 8 lindos layouts para você escolher. Vá para configurações do blog para escolher o layout mais adequado ao seu estilo. Por exemplo, um layout lado a lado ajuda seus visitantes a encontrar facilmente mais posts que tenham interesse ou escolha um layout com coluna única clássica que permite aos leitores rolar para baixo e ver seus tópicos um por um. Todo layout possui novos recursos sociais. Os leitores poderão compartilhar facilmente os posts em redes sociais como Facebook e Twitter, ver quantas pessoas curtiram um post, fizeram comentários e mais.




23 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Semana da Conservação dos Solos

O solo é a camada mais superficial da crosta, composto por sais minerais dissolvidos, organismos e rochas em decomposição. Foram formados...

Comments


bottom of page