top of page
Buscar

Semana da Conservação dos Solos

Foto do escritor: Projeto Saúde do LixoProjeto Saúde do Lixo

O solo é a camada mais superficial da crosta, composto por sais minerais dissolvidos, organismos e rochas em decomposição. Foram formados ao longo da história terrestre através do intemperismo de rochas, um processo natural de transformação por ações físicas, químicas e biológicas. Sua função está intrinsecamente relacionada  à vida em todos os seus aspectos, sendo o sustentáculo dos seres vivos e o responsável por controlar o fluxo das águas, empregando a ação protetora na qualidade de suas fontes subterrâneas. Além se ser considerado o substrato principal dos vegetais, possibilitando seu desenvolvimento e disseminação, é também o responsável pela reciclagem e armazenamento de nutrientes e da matéria orgânica.

Por ser formado através de processos de transformações e translocações é que podemos pensar no solo como um recurso renovavél. No entanto, é preciso termos consciência de quanto solo se forma em detrimento daquilo que é perdido pelo uso inadequado e irracional do homem, seja para atividades extrativistas, agropecuárias ou urbanas. A relação do quanto é perdido e do quanto é produzido não obtém equilíbrio devido à desproporção de tempo, uma vez que para que haja a formação de um solo maduro são necessários muitos anos sem relações antrópicas. Uma vez que esse período não é respeitado, o solo perde sua capacidade de produção e sua função ecossistêmica, dado que de acordo com a FAO (organização das nações unidas para alimentação e agricultura) 33% dos solos mundiais estão em estado avançado de degradação, e 25 a 40 bilhões de toneladas de solo são explorados pelo homem anualmente no mundo inteiro. Para construir conscientização de preservação e conservação dos solos entre a sociedade, o MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento definiu em 1989 o dia 15 de abril como sendo o Dia Nacional da Conservação dos Solos. A data ainda dispõe que qualquer tipo de deposição, disposição, descarga, infiltração, acumulação, injeção ou enterramento de substâncias e produtos poluentes, em estado líquido, gasoso ou sólido, nos solos e subsolos deve ser combatido. Pensando nisso, o projeto Saúde do Lixo foi até o colégio E.E Ely Combat em Xerém com o objetivo de elucidar conceitos de solo, abrangendo sua formação e os diferentes tipos de solos encontrados no Brasil, bem como sua importância para a manutenção e prosseguimento da vida humana e vegetal.





3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Dia mundial do Meio Ambiente

No dia 5 de junho, é comemorado o dia mundial do Meio Ambiente, e nesse dia diversas instituições organizam eventos para celebrar e...

Comentarios


bottom of page