No dia 22 de março é comemorado o Dia Mundial da Água, data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de alertar e conscientizar a população mundial sobre a preservação das riquezas naturais, sobretudo a água. Além de fazer parte do patrimônio do planeta, a água é considerada a seiva do ecossistema, ou seja, trata-se da condição essencial para que hajam condições de vida para vegetais, animais e humanos. Sendo assim, o equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água e de todos os seus ciclos. Os mecanismos naturais de transformação da água em água potável ao longo da terra são lentos, frágeis e muito limitados, por isso ela não deve ser desperdiçada, nem poluída. Com o propósito de passar essa conscientização adiante, o Projeto Saúde do Lixo realizou uma tarde de atividades em dois colégios no município de Xerém - Duque de Caxias, E.E Ely Combat e Colégio Estadual Santo Agostinho (CESA), com turmas de 4º, 5º, 8º e 9º ano do ensino fundamental e uma turma do 1º ano do ensino médio.
O conteúdo foi imerso na importância da água para o planeta, animais, vegetais e humanos dentro de um contexto generalizado, as atividades realizadas destacaram a relevância do equilíbrio do pH das águas ingeridas pelo homem e a importância das matas ciliares. O intervalo de pH para águas de abastecimento para a população é estabelecido entre 7 e 10, sendo valores inferiores ou superiores condições favoráveis no organismo para o aparecimento de complicações clínicas, como má circulação de oxigênio pelo sangue, problemas neuronais, entre outras. Para demonstrar a diferença de pH entre diversas substâncias em solução foi realizada a prática do repolho roxo, uma angiosperma da família das Brassicaceae que se apresenta como indicador ácido-base natural devido a presença de Antocianinas, pigmentos naturais derivados de sais flavílicos. O extrato muda a cor das soluções testes de acordo com a relação: coloração vermelha, rosa ou magenta com adição de ácidos (pH<7), roxa em soluções neutras (pH≈7) e azul, verde e amarelo na presença de soluções alcalinas (pH>7).
Matas ciliares são definidas como coberturas vegetais que ficam às margens de rios, igarapés, lagos, nascentes e represas. Como o próprio nome sugere, sua função é a de cercar para conservar e proteger as águas, sendo de extrema importância na manutenção da qualidade da água, estabilidade dos solos, regularização dos ciclos hidrológicos e conservação da biodiversidade. Em relação à manutenção da qualidade da água, a vegetação consegue reduzir o assoreamento, mantendo a qualidade das aǵuas ao impedir a entrada e o acúmulo de poluentes como detritos, lixo, entulho e outros materiais. Para ilustrar o efeito que a presença da mata ciliar causa nos solos em regiões aquáticas, foi realizado um experimento com três tipos de solos depositados em garrafas PET. Uma das garrafas continha solo com vegetação rasteira representando a mata ciliar, outra contendo solo com grande quantidade de matéria orgânica e uma com a presença de solo seco, bastante pedra e nenhum tipo de vegetação. Uma mesma quantidade de água foi inserida em cada um dos três sistemas e a água foi escoada para um recipiente transparente. Os sistemas que nao continham nenhum tipo de vegetação foram os que a água escoada tornou-se turva amarronzada, enquanto que no sistema contendo vegetação rasteira a água escoada manteve-se muito mais limpa e com pouca turbidez. Os resultados foram questionados e discutidos, servindo de base para a correlação entre poluição de ruas e o desmatamento da vegetação nativa como causas das grandes enchentes que presenciamos recentemente.
コメント